Sophia Cuida | Capacitação de Cuidadores

Na temática da desinstitucionalização das pessoas idosas e dependentes, e fiel à matriz solidária e ao projecto institucional, a Fundação Sophia vem estando particularmente atenta à necessidade de capacitação dos cuidadores informais com competências indispensáveis ao cuidado dos seus familiares.

Assim, aliando a sua experiência na intervenção de cariz social, na prestação de cuidados de saúde e no acompanhamento e formação de cuidadores, e reconhecendo as especificidades de tal formação e a carência de entidades aptas para a certificar, a Fundação fez nascer o projecto «Sophia Cuida», aliás, agraciado com o Prémio Caixa Social 2023 – distinção esta que muito nos lisonjeia e aqui publicamente se agradece.

Através de tal projecto, a Fundação procura não só criar uma rede de cuidadores e lançar parcerias com outras organizações como também criar um centro de capacitação de instituições formadoras e um centro de formação de cuidadores informais, capaz de lhes proporcionar apoio e formação teórico-prática.

Neste âmbito, a Fundação começará por desenvolver um ciclo de acções de formação, organizadas em parceria com o CEIS, dirigidas aos cuidadores informais e formais ligados a instituições do sector social e subordinadas aos seguintes temas:

• Nutrição e dietética no domicílio
  • Organização pessoal e gestão de tempo
  • Saúde mental na terceira idade
  • Saúde da pessoa idosa – cuidados básicos
  • Saúde da pessoa idosa – prevenção de problemas

Para conhecer as condições gerais de participação e fazer a sua pré-inscrição, contacte-nos através do email cuidadores@fundacaosophia.pt.

As datas das ações de formação serão disponibilizadas em breve.

Partilhe esta notícia!