Captura de ecrã 2022-04-19, às 11.57.34

Lar de S. Pedro

Instalado no edifício-sede da Fundação, o “Lar de São Pedro” é uma estrutura residencial que, temporária ou permanentemente, acolhe pessoas maiores de 65 anos ou que se mostrem em situação de dependência ou invalidez, tendo capacidade para acolher 58 utentes, em aposentos de utilização individual ou conjunta. Em conformidade com o Regulamento Interno, a admissão é precedida pelo preenchimento de uma ficha de inscrição e decorre da celebração de um contrato de acolhimento.

Centro de Dia

O Centro de Dia de S. Pedro, em estreita cooperação com os restantes equipamentos da instituição, visa favorecer a permanência dos utentes no seu meio habitual de vida. Acolhe, preferencialmente, pessoas com mais de 65 anos de idade que não disponham de suporte familiar adequado, desde que residentes na área urbana e suburbana de Coimbra. Com capacidade para 20 pessoas, disponibiliza os seus serviços entre as 8 e as 20 horas, todos os dias úteis, bem como, quando solicitado, aos fins-de-semana e feriados. Em conformidade com o regulamento interno, a admissão é precedida pelo preenchimento de uma ficha de inscrição e decorre da celebração de um contrato de acolhimento.

Centro de Emergência Social

O Centro de Emergência Social tem por principal objectivo responder a necessidades básicas de pessoas e agregados familiares em situação de extrema vulnerabilidade, com especial ponderação das questões decorrentes da preservação da reserva da intimidade dos beneficiários. Para tanto, as situações são informalmente sinalizadas por contacto com o Gabinete de Apoio Psicossocial, ao qual, após recolha de informação, compete propor as medidas de apoio que se revelem adequadas.

Apoio Domiciliário Integrado

A Fundação Sophia dispõe de um Serviço de Apoio Domiciliário Integrado (SAD), cuja actividade visa promover a integração e garantir protecção a pessoas e agregados familiares em situação de carência económica ou social. O SAD tem capacidade para acolher 40 pessoas e disponibiliza os seus serviços todos os dias úteis, entre as 8 e as 18 horas, bem como, quando solicitado, aos fins-de-semana e feriados. Em conformidade com o regulamento interno, a admissão é precedida pelo preenchimento de uma ficha de inscrição e decorre da celebração de um contrato de acolhimento.
Captura de ecrã 2022-04-19, às 11.53.00

Centro de Acolhimento Temporário

O Centro de Acolhimento Temporário, com o intuito de contribuir para a sua desinstitucionalização, recebe pessoas idosas ou em situação de dependência nos períodos de descanso de famílias ou cuidadores, permitindo-lhes retemperar forças para que se possam assumir, em pleno, o dever ético de cuidarem directamente dos seus maiores.