A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra inaugurou, esta tarde, o novo Centro de Atendimento Clínico (CAC) da Sophia, localizado na Rua da Sophia, em Coimbra, numa cerimónia realizada em parceria com a Fundação Sophia. Embora a abertura oficial tenha ocorrido esta tarde, este CAC entrou em funcionamento no dia 24 de novembro, garantindo desde já uma resposta assistencial de proximidade à população do concelho de Coimbra.
O novo CAC da Sophia funciona com o seguinte horário:
• Dias úteis: 12h00 – 20h00
• Fins-de-semana: 10h00 – 18h00
Com capacidade para atender até 32 utentes por dia, esta unidade amplia a rede de respostas clínicas de proximidade disponibilizadas pela ULS de Coimbra, reforçando a capacidade de resposta a situações agudas não emergentes na cidade.
A rede de Centros de Atendimento Clínico da ULS de Coimbra constitui um pilar essencial do modelo assistencial integrado da instituição, assegurando que cada cidadão tenha uma porta de entrada adequada ao seu estado clínico e à sua localização geográfica. Estes centros proporcionam um atendimento clínico imediato e resolutivo para situações agudas não emergentes, articulando-se com a Linha SNS 24, as unidades de saúde familiar, os cuidados domiciliários e os hospitais.
Localizados estrategicamente em todo o território, os CAC permitem:
• Reduzir barreiras no acesso a cuidados de saúde;
• Diminuir a afluência desnecessária às urgências hospitalares;
• Garantir uma avaliação rápida por equipas médicas e de enfermagem;
• Assegurar referência para o nível de cuidados mais adequado — acompanhamento domiciliário, consulta programada, centro especializado ou, apenas quando necessário, urgência hospitalar.
Este modelo reforça a integração entre cuidados primários, hospitalares e comunitários, promovendo respostas em proximidade, continuidade assistencial e maior eficiência no sistema de saúde.
A rede de CAC da ULS de Coimbra é atualmente composta pelas seguintes unidades:
• Hospital Arcebispo João Crisóstomo, Cantanhede
• Hospital do Avelar, Ansião
• Hospital da Fundação de Aurélio Amaro Diniz, Oliveira do Hospital
• Hospital da Compaixão, Miranda do Corvo
Desde a sua criação, estes centros já atenderam mais de 12 mil utentes referenciados pela Linha SNS 24, garantindo respostas clínicas resolutivas em proximidade. Esta resposta em proximidade teve como impacto a redução do número de utentes aos serviços de urgência na ordem dos 17% e uma melhoria da resposta dos serviços de urgência, por exemplo, na melhoria entre o tempo mediado entre a triagem e a primeira observação médica de 67 minutos para 54 minutos.
Para colmatar a ausência de resposta no concelho de Coimbra e assegurar cobertura plena das duas margens do rio Mondego, a ULS de Coimbra abriu dois novos CAC na cidade:
• Fundação Sophia (agora inaugurado);
• Hospital Geral de Coimbra.
Com esta inauguração, a ULS de Coimbra reafirma o seu compromisso de garantir acessibilidade, qualidade e proximidade, reforçando uma rede de cuidados clínicos que coloca os cidadãos no centro do sistema de saúde.
Fonte: ULS Coimbra





