SIGIC

A Fundação Sophia é, desde 2007, entidade convencionada com a ARS-Centro para a prestação de cuidados de saúde no âmbito do SIGIC. Assim, se é portador de um vale cirurgia, pode utilizá-lo na unidade hospitalar da sua confiança.

O SIGIC – Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia – visa a redução dos tempos de espera das cirurgias programadas, permitindo a transferência do utente entre hospitais para a realização da intervenção cirúrgica.

Como?

Caso o utente aceite a inscrição na Lista de Inscritos para Cirurgia quando lhe é apresentada a proposta de intervenção cirúrgica no hospital público onde é seguido (chamado «hospital de origem»), e sempre que este não garanta a sua realização dentro do tempo legalmente estipulado nem seja possível a transferência para outro hospital público, é emitido um vale cirurgia.

Este vale cirurgia, que possibilita a transferência para um hospital do sector privado ou social, desde que convencionado (chamado «hospital de destino»), à escolha do utente, contém a listagem das unidades de saúde nas quais pode ser operado sem quaisquer encargos adicionais àqueles que suportaria se a intervenção fosse realizada no hospital de origem.

Recebi um vale cirurgia e pretendo ser operado na Sophia Clínica. Como devo proceder?

1º Especialidades cirúrgicas

Comece por conferir, no seu vale, se a cirurgia respeita a uma das seguintes especialidades cirúrgicas:

• Cirurgia geral
  • Cirurgia plástica e reconstrutiva
  • Cirurgia vascular
  • Ortopedia
  • Urologia

2º Cativação do vale cirurgia

3º Avaliação pré-operatória e cirurgia

Aguarde a convocatória da consulta para avaliação pré-cirúrgica, que é agendada depois de recebermos do hospital de origem o seu processo clínico (o que demora, em média, três semanas).

A avaliação pré-operatória pode exigir a realização de exames adicionais ou outros actos preparatórios, para os quais será igualmente convocado. Note que, neste caso, pode haver lugar à cobrança de taxas moderadoras.

Não existindo impedimento à realização da cirurgia, deve comparecer na data e hora agendadas para o seu internamento.

Depois da alta hospitalar, será convocado para avaliação pós-operatória.

Posteriormente, deverá continuar os seus tratamentos e consultas no hospital de origem.

Faça aqui o seu pedido de cativação de vale cirurgia

* campo de preenchimento obrigatório