A Nossa História

Decreto Régio de criação do Asylo de Mendicidade de Coimbra com aprovação dos respectivos Estatutos.
Instalação da Casa de Saúde “Coimbra”, hoje Sophia Clínica, unidade hospitalar de referência na prestação de cuidados médicos e cirúrgicos e que constitui o principal suporte financeiro da missão social da Fundação.
Criação do serviço de apoio domiciliário integrado envolvendo cuidados de alimentação, higiene e conforto, pessoal e habitacional, bem como o tratamento de roupas e ainda cuidados médicos e de enfermagem.
Criação do Centro de Dia para pessoas idosas.
Criação do Centro de Acolhimento Temporário visando proporcionar às famílias de pessoas idosas ou dependentes condições para poderem usufruir de um período de descanso e de quebra de rotinas essenciais ao respectivo equilíbrio e bem-estar.
Criação da unidade de continuados de saúde.
Criação do Centro de Emergência Social.
Concessão de alvará para transporte de doentes.
Alteração estatutária com redenominação para Fundação Sophia atento o facto de a instituição se sediar no primitivo Colégio de S. Pedro dos Terceiros, fundado em 1504, em plena baixa coimbrã, na Rua da Sofia, em edifício histórico recentemente integrado na lista de Património Mundial da UNESCO.